GABRIELA BAPTISTA

A paixão pela moda, design e criação.

A paixão pelo design e pela moda vem desde os meus 6 anos. As bonecas fascinavam-me. Na altura, ia de propósito, com a minha mãe, a lojas de tecidos comprar materiais para fazer as roupas para elas.


Mais tarde, aos 12 anos, comecei a afirmar-me. Já decidia o que queria vestir e sabia distinguir os padrões e cores que me ficavam bem. Por volta dos 16 anos, comecei a ganhar gosto pelo desenho, principalmente de vestuário.

Na faculdade, quando optei pela Licenciatura em Design de Moda, houve dois pontos imprescindíveis para mim: criação e inovação. Foi, sobretudo, nessa altura, que sobressaiu a minha vontade de criar, inovar e acompanhar todos os processos até à confecção dos produtos.  Passar da criação “digital” e materializar todo o processo, até ao produto final, motivou-me a seguir esta área.

BACKGROUND

Fiz Licenciatura e Mestrado em Design de Moda na Faculdade de Arquitectura de Lisboa. A minha tese foi sobre Consultoria de Imagem Televisiva e, nessa altura, comecei a trabalhar em várias áreas: como stylist, a desenvolver editoriais para revistas de moda e lookbooks para várias marcas de roupa. Em consonância com o tema da minha tese, também cheguei a fazer guarda-roupa para várias estações de televisão.

Durante a fase de lançamento da marca Gabriela Baptista, a Professora Doutora Teresa Michele, da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, teve um papel crucial. Foi a primeira pessoa a quem recorri desde que decidi avançar com uma marca própria. Dona de um percurso profissional invejável, ajudou-me desde o primeiro momento. Sem ela este projecto não seria possível. 

É “a peça” que considero imprescindível no guarda roupa feminino e que afirma uma mulher.

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Sou apaixonada pelo ícone Blazer.

COMO SURGIU A MARCA GABRIELA BAPTISTA

Não existe, em Portugal, uma marca que seja especializada apenas em blazers femininos, trabalhados de forma única e personalizada. Foi por esta razão que criei a marca Gabriela Baptista. Para além do factor inovação, todos os detalhes, materiais, acessórios e processo de confecção são vistos e acompanhados ao pormenor.

O DETALHE DA MANGA

Quis recriar a peça blazer, torná-la diferente. E o processo começou a partir de uma necessidade que identifiquei. Hoje em dia, quase todas a mulheres dobram a manga do blazer e o que fica à mostra, por norma, é o forro. Mas porquê esconder um detalhe tão importante como os botões? E assim surge a inovação da marca: desenvolver um blazer, com manga ajustável. 

Assim, a mulher deixa a pele à vista – um detalhe que dá elegância e comprimento ao braço. Os blazers Gabriela Baptista têm quatro botões e duas casas em cada manga. Estas características permitem à mulher escolher o comprimento e o efeito da manga e conferem aos blazers um estilo único.

O PROJECTO

Para o desenrolar deste projecto houve, para mim, dois pontos fulcrais: ter auto-confiança e determinação. Tudo leva o seu tempo. É necessário acreditar na nossa ideia e comunicá-la para que se torne real, sem nunca descurar o envolvimento de outras pessoas. Falar, discutir, ouvir críticas construtivas - sejam da área da moda ou de outras - tudo deve ser valorizado!

A minha marca expressa as minhas

emoções, paixões e memórias. 

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