GABRIELA BAPTISTA

A paixão pela moda, design e criação.

A paixão pelo design e pela moda vem desde os meus 6 anos. As bonecas fascinavam-me. Na altura, ia de propósito, com a minha mãe, a lojas de tecidos comprar materiais para fazer as roupas para elas.


Mais tarde, aos 12 anos, comecei a afirmar-me. Já decidia o que queria vestir e sabia distinguir os padrões e cores que me ficavam bem. Por volta dos 16 anos, comecei a ganhar gosto pelo desenho, principalmente de vestuário.

Na faculdade, quando optei pela Licenciatura em Design de Moda, houve dois pontos imprescindíveis para mim: criação e inovação. Foi, sobretudo, nessa altura, que sobressaiu a minha vontade de criar, inovar e acompanhar todos os processos até à confecção dos produtos.  Passar da criação “digital” e materializar todo o processo, até ao produto final, motivou-me a seguir esta área.

BACKGROUND

Sou licenciada e mestre em Design de Moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa e formadora certificada do CCP. A minha tese de mestrado foi sobre Consultoria de Imagem Televisiva e, nessa altura, comecei a trabalhar em várias áreas da moda.

 

A minha experiência enquanto profissional incia-se como stylist; desenvolvi editoriais para revistas de moda, guarda-roupa para televisão, books para agências de modelos e lookbooks para marcas de roupa. Hoje sou a mente criativa da marca – Gabriela Baptista.

"Quem é a Gabriela Baptista?"

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É “a peça” que considero imprescindível no guarda roupa feminino e que afirma uma mulher.

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Sou apaixonada pelo ícone Blazer.

COMO SURGIU A MARCA GABRIELA BAPTISTA

Não existe, em Portugal, uma marca que seja especializada apenas em blazers femininos, trabalhados de forma única e personalizada. Foi por esta razão que criei a marca Gabriela Baptista. Para além do factor inovação, todos os detalhes, materiais, acessórios e processo de confecção são vistos e acompanhados ao pormenor.

O DETALHE DA MANGA

Quis recriar a peça blazer, torná-la diferente. E o processo começou a partir de uma necessidade que identifiquei. Hoje em dia, quase todas a mulheres dobram a manga do blazer e o que fica à mostra, por norma, é o forro. Mas porquê esconder um detalhe tão importante como os botões? E assim surge a inovação da marca: desenvolver um blazer, com manga ajustável. 

Assim, a mulher deixa a pele à vista – um detalhe que dá elegância e comprimento ao braço. Os blazers Gabriela Baptista têm quatro botões e duas casas em cada manga. Estas características permitem à mulher escolher o comprimento e o efeito da manga e conferem aos blazers um estilo único.

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O PROJECTO

Para o desenrolar deste projecto houve, para mim, dois pontos fulcrais: ter auto-confiança e determinação. Tudo leva o seu tempo. É necessário acreditar na nossa ideia e comunicá-la para que se torne real, sem nunca descurar o envolvimento de outras pessoas. Falar, discutir, ouvir críticas construtivas - sejam da área da moda ou de outras - tudo deve ser valorizado!

A minha marca expressa as minhas

emoções, paixões e memórias. 

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